sexta-feira, 26 de abril de 2024

Acusado de matar professor em Antônio Martins é morto com vários tiros em Lucrécia/RN

Na tarde desta sexta-feira (26), um homem com diversas passagens pela polícia foi assassinado a tiros na Rua Antônio Nunes, no município de Lucrécia.

A vítima, identificada como Carlos Eduardo de Lima Silva, de 23 anos, conhecido como "Tejim", estava na casa da mãe quando foi morto por homens armados de pistola e espingarda calibre 12.

De acordo com a Polícia Militar, os bandidos invadiram a residência e, após mandar os familiares de Carlos Eduardo saírem, executaram a vítima com diversos disparos de arma de fogo. A cabeça da vítima ficou completamente esfacelada.

Carlos Eduardo tinha um extenso histórico criminal, incluindo homicídio, roubo e outros delitos.

Em 2016, ele matou um professor com 47 facadas. O crime aconteceu na zona rural de Antônio Martins. RELEMRE.

Na época, ele era menor de idade e foi apreendido.

Mais recentemente, Carlos Eduardo se envolveu com a facção criminosa e contraiu uma dívida com o grupo. Ameaçado, ele fugiu para a cidade de Catolé do Rocha-PB, onde furtou uma motocicleta BROS. Ao retornar para Lucrécia, ele furtou outra moto para pagar a dívida com a facção.

Na manhã de hoje, Carlos Eduardo tentou pegar uma corrida com um mototaxista, que, ciente de seu histórico, acionou a Polícia Militar. A PM localizou o suspeito e, durante a abordagem, encontrou um simulacro de pistola 9 milímetros com ele. Em flagrante, Carlos Eduardo foi conduzido para a delegacia de Almino Afonso, onde, após os procedimentos cabíveis, foi liberado. Horas depois, ele foi morto em sua casa.

A Polícia Militar isolou o local do crime até a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). O corpo da vítima foi removido para exames de necropsia na sede do ITEP em Pau dos Ferros.

O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Almino Afonso, que buscará identificar os autores do crime e esclarecer os fatos.

Fonte: Icem Caraúbas/Cidadão 190

Duas brasileiras morrem após ônibus capotar no deserto do Atacama, no Chile; uma das vítimas é professora do RS

Ônibus acidentado no deserto do Atacama, no Chile — Foto: Reprodução/Antofagasta al día

Duas brasileiras morreram após um ônibus capotar no deserto do Atacama, no Chile, na noite de quinta-feira (25), segundo o Ministério das Relações Exteriores. Ao todo, 33 brasileiros ficaram feridos, sendo três em estado grave.

Uma das vítimas foi identificada como Elenice Terezinha Mezzomo Preto, de 54 anos. Ela era de David Canabarro, no Norte do Rio Grande do Sul, e trabalhava como professora. 

O acidente ocorreu na cidade que conecta Paso Jama, na fronteira do Chile com a Argentina, a San Pedro do Atacama. O ônibus, que havia partido de Lajeado, levava 42 pessoas. Autoridades chilenas investigam o caso.

"O governo brasileiro transmite sinceras condolências aos familiares e amigos das vítimas, e deseja plena recuperação aos feridos. O Brasil também agradece a colaboração das autoridades competentes chilenas", diz o Itamaraty, em nota.

O Consulado-Geral em Santiago segue acompanhando a situação e presta assistência aos brasileiros.

Professora entre as vítimas

A professora viajava com o marido, que teve ferimentos leves. De acordo com um de seus filhos, Pedro Augusto Mezzomo Preto, o casal integrava uma excursão turística que saiu de Lajeado, no Vale do Taquari, com destino à região chilena de Atacama na terça-feira (23).

"Nessa madrugada, me ligaram que teria acontecido algo com o ônibus. Meu pai informou que minha mãe havia falecido e o ônibus havia sofrido o acidente. Mas não sabemos o que aconteceu em detalhes", disse Pedro.

A família de Elenice está em contato com a Embaixada do Brasil no Chile através de uma advogada para realizar o translado do corpo. No entanto, a liberação ainda não foi autorizada.

"A informação que recebi da Embaixada é que 40 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para três hospitais diferentes na região. Há relatos de duas fatalidades, mas eu só posso confirmar o falecimento de Elenice", disse a advogada Paula Mezzomo.
Professora Elenice Terezinha Mezzomo Preto, vítima de acidente no Chile — Foto: Paula Mezzomo/Divulgação

Viagem

O ônibus saiu de Lajeado com 42 passageiros — sendo 39 turistas, uma guia e dois motoristas. Os excursionistas já haviam passado por Salta e Jujuy, na Argentina, e seguiam viagem até São Pedro do Atacama, no Chile, onde ficariam hospedados duas noites para, então, retornar ao Rio Grande do Sul. A chegada em Lajeado estava prevista para segunda-feira (29).

A viagem era realizada pela empresa Vip Turismo, de Lajeado, em ônibus fretado pela DH Transportes, de Santa Maria. Diego Souto, proprietário da DH Transportes, informou à RBS TV que as vítimas foram encaminhadas para hospitais de São Pedro do Atacama e Calama. A empresa diz estar em contato com autoridades locais e familiares dos passageiros.

"Não sabemos as circunstâncias do acidente, se o motorista perdeu o controle ou se algum bicho atravessou a pista. No momento, nossa preocupação é acionar o seguro e garantir que todos lá fiquem bem", afirmou o empresário.

De acordo com Souto, ao menos 15 pessoas já receberam alta hospitalar e estão instaladas em hotel. Até o momento, não há informações sobre a gravidade dos ferimentos das pessoas que permanecem hospitalizadas.

O corpo diplomático do Brasil no Chile está apurando o caso e atendendo familiares de possíveis envolvidos no acidente.
Ônibus após acidente no Chile — Foto: Reprodução/Antofagasta al día

g1 RS

CRM-PB abre sindicância para apurar cirurgia em perna errada de criança de seis anos

Cirurgia foi feita em perna errada de menina em Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) informou na manhã desta sexta-feira (26) que está acompanhando de perto o caso da menina de seis anos que foi vítima de erro médico, depois que uma equipe clínica do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande operou a perna errada da paciente. O presidente da entidade, Bruno Leandro de Sousa, determinou a abertura de uma sindicância para "apurar o erro na condução de cirúrgica ortopédica". O Ministério Público da Paraíba (MPPB) também abriu uma investigação sobre o caso.

A criança deu entrada na unidade hospitalar para uma cirurgia que tinha como objetivo tratar de um quadro clínico de celulite infecciosa na perna esquerda, mas foi a perna direita que acabou operada erroneamente.

Bruno Leandro ponderou que, depois, a perna correta foi operada, mas admite que o caso provoca traumas e sequelas graves.

"Nós nos solidarizamos com a criança e com a sua família. Já procurei saber como a paciente estava e ela está em enfermaria, respirando bem, sem dor, sendo bem tratada pela equipe clínica”, disse Bruno Leandro.
Bruno Leandro de Sousa, presidente do CRM da Paraíba — Foto: CRM-PB/Divulgação

Ele lembrou também que o problema aconteceu justamente durante o "Abril Verde", que é o mês da segurança do paciente. A campanha busca conscientizar as equipes de saúde sobre as boas práticas médicas.

"A meta 4, inclusive, é sobre cirurgia segura, que visa evitar justamente estes erros de bilateralidade", destacou o presidente do CRM-PB, se referindo a cuidados que se deve ter em cirurgias realizadas em membros ou órgãos que existem em duplicidade no corpo humano, justamente para não se operar o lado errado.


Ele destacou que o caso serve de alerta para a importância de um trabalho de prevenção e educação constantes das equipes de saúde.

Mais cedo, o pai da menina foi até a Central de Flagrantes da Polícia Civil de Campina Grande e registrou um boletim de ocorrência formalizando uma denúncia sobre o caso. Na denúncia, ele diz que "teme que sua filha fique com sequelas, vez que um membro saudável foi cirurgiado de forma errada".

Investigação também no Ministério Público

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) também abriu uma investigação sobre o erro médico. O caso está sendo acompanhado pela promotora de Justiça, Adriana Amorim de Lacerda, que atua na área de defesa dos direitos da saúde, em Campina Grande.

“Diante da gravidade do que foi noticiado, instauramos a Notícia de Fato para requerer que a administração do hospital se manifeste sobre o atendimento e sobre as normas de segurança que devem ser adotadas para todos os pacientes da unidade, justamente para evitar erros dessa natureza. Vamos acompanhar e tomar as providências necessárias”, afirmou.

Fonte: g1 PB

Homem é executado com vários tiros em pousada na cidade de Campo Grande/RN

Na noite desta quinta-feira, 25/04, por volta das 23h20 foi registrado um homicídio na cidade de Campo Grande/RN.

De acordo com as informações, elementos fortemente armados chegaram em uma pousada na “Rua da Poeira” e arrombaram o portão da garagem. Em seguida, adentraram no local e arrombaram a porta do quarto onde estava a vítima Renildo Fernandes Silva, 24 anos.

Bibi de Zé Buruaca como era mais conhecido, foi executado com mais de 15 tiros, muitos deles na cabeça.

Muitas cápsulas de pistola calibre 380 foram encontradas fora e dentro do quarto.

Os elementos fugiram com destino ignorado por um matagal que fica nas proximidades.

A Polícia Militar foi acionada e isola o local até a chegada do ITEP para a realização dos procedimentos cabíveis.

A vítima já era velho conhecido da policia e, ultimamente, estava sendo acusado de um homicídio em Caraúbas no dia 19/04.

*CG na mídia

Paciente foge da ala laranja do HR, tira arma de vigilante e atira contra profissionais; paciente e vigilante morrem no local

Um homem, ainda não identificado, fugiu da ala laranja do Hospital da Restauração, no Recife, e roubou a arma de uma vigilante, o que resultou na troca de tiros dentro da unidade de saúde, no início da manhã desta sexta-feira (26), por volta das 4h30. Um segundo vigilante teria tentando recuperar a arma do paciente quando foi atingido e morreu no local.

O profissional foi identificado como Nivaldo Bezerra, segundo a Polícia Civil. Após ferir o vigilante, o paciente teria tentado fugir em uma ambulância que estava estacionada na unidade hospitalar, quando foi atingido por outros vigilantes e também veio à óbito no local.

Ainda durante o confronto, um terceiro vigilante teria sido atingido por disparos de arma de fogo, mas não ficou ferido devido ao colete à prova de balas.

O paciente seria de Timbaúba, na Mata Norte, do estado e estava internado desde terça-feira (23) na ala laranja, mas não se sabe o que teria motivado a ação. Pessoas estavam na unidade hospitalar e ficaram assustadas com os disparos.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil de Pernambuco e com o Hospital da Restauração para saber o que teria motivado a ação do paciente, e aguarda respostas. Quatro armas de fogo foram apreendidas e encaminhadas para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP).

*Jair Sampaio

Mulher é morta a tiros na zona rural de Pedro Velho

Uma mulher foi morta com vários tiros na zona rural da cidade de Pedro Velho, a cerca de 86 km de Natal, capital potiguar. O local, conhecido como Fazenda Capim, é caminho para a comunidade Carnaúba. O 2º Pilotão de Polícia Militar de Pedro Velho foi acionada e esteve no local na manhã desta sexta-feira (26).

Conforme os agentes, a vítima estava nas margens da via e sua identidade não foi reconhecida. O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). A polícia ainda não sabe sobre a dinâmica do assassinato.

A Delegacia de Pedro Velho está responsável pela investigação do crime.

Fonte: Ponta Negra News

Mulher é submetida a cirurgia cesariana sem estar grávida no RN; caso é investigado

Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal (Arquivo) — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte vai investigar o caso de uma mulher que passou por uma cirurgia cesariana sem estar grávida. O caso aconteceu no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, no dia 18 de abril.

A paciente chegou ao hospital encaminhada pelo município de Guamaré. Segundo a equipe médica do Hospital Santa Catarina, a mulher tinha indicação de cesariana, pelo quadro clínico da suposta gestação e apresentou cartão de pré-natal preenchido e laudos de ultrassonografia. A paciente não passou por nenhum exame no hospital antes da cesárea.

A mulher, então, foi submetida à cirurgia, mas os médicos informaram que não encontraram nenhum bebê. Após o procedimento, a equipe teve acesso a um exame recente que estava com a família da paciente, indicando que não havia gestação.

Em nota, a Secretaria Municipal de Guamaré informou que encaminhou a paciente para "avaliação" no Hospital Santa Catarina e ressaltou que, durante as consultas de pré-natal, foi visto que a paciente não tinha evolução da altura uterina, ausculta de batimentos fetais e não tinha ganho de peso, mesmo após meses de suposta gestação. "Todas essas informações estão registradas em prontuário eletrônico e os encaminhamentos e solicitações das ultrassonografias também foram registrados, desde o início, no cartão da gestante", diz a nota.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, responsável pelo Hospital Santa Catarina, destacou que a unidade de saúde segue um padrão de atendimento: toda paciente que chega à instituição é atendida pela equipe do pronto-socorro, que faz avaliação e encaminha para o centro obstétrico. Além disso, são feitos outros exames quando a equipe avalia ser necessário.

Perita médica reforça necessidade de exames antes de qualquer cirurgia

Perita médica que presta serviço à Justiça do Rio Grande do Norte, a obstetra Rosana Rebelo explicou que, no hospital, a gestante deve passar por exames para ver como está o bebê, antes do parto.

"É superimportante as pacientes serem examinadas antes de sofrerem um procedimento cirúrgico, principalmente procedimento de cesárea. É indispensável que se faça uma ausculta fetal para ver se está tudo bem com a criança e iniciar o procedimento", pontuou.

"Nesse caso, talvez ela estivesse com uma gravidez psicológica, ou teve uma gravidez, perdeu e não sabia que perdeu, e continuou achando que estava grávida, e ai foi encaminhada, continuou o pré-natal. Mas o ideal é de que ela fosse examinada", afirmou a profissional.

Rosana também é vice-presidente da Associação Médica do Estado e explicou que, em um caso como esse, a apuração deve ser rigorosa, para esclarecer o que aconteceu.

"Precisa se investigar todo o prontuário da paciente, o pré-natal no interior, investigar o atendimento ao chegar ao hospital, o que a equipe médica escreveu no prontuário, para se chegar a uma conclusão", disse.

Em nota, a Direção do Hospital Santa Catarina informou que está apurando o caso com as equipes envolvidas, e também com a unidade de origem, que deu assistência pré-natal e encaminhou a paciente.

Fonte: Inter TV Cabugi e g1 RN

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Laudo aponta politraumatismo craniano e abdominal como causa da morte de bebê em Arez

Foto: Reprodução

Politraumatismo craniano e abdominal. Essa foi a causa da morte do bebê recém-nascido Enzo Matheus, no dia 8 de abril, na cidade de Arez, distante 59 quilômetros de Natal, de acordo com resultado do laudo do Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep-RN). A informação foi confirmada pelo delegado Everaldo Fonseca, responsável pela investigação. “Segundo o laudo, foi agressão. Pancada ou queda. Agora, com o resultado da perícia, vou ouvir a mãe para saber se a criança sofreu queda ou foi agredida”, explicou Fonseca.

O delegado informou que irá fazer as oitivas e ouvir outras testemunhas,15 além da mãe, para concluir o relatório. “O laudo é essencial para que possamos tomar um posicionamento quanto a tipificação”, esclareceu Everaldo Fonseca.
Memória do caso

O bebê de um mês de vida, Enzo Matheus, foi socorrido e encaminhado para a Unidade Mista Doutor Juca, na cidade de Arez, na madrugada do dia 8 de abril, com ferimentos na cabeça, mas chegou sem vida.

Segundo informações da Polícia Civil, a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de violência doméstica, por volta de 1h40. Quando os agentes chegaram no local, observaram que a criança estava com escoriações no rosto. O pai foi preso em flagrante. A mãe da criança estava visivelmente alterada, e que também teria sofrido agressão, não conseguia passar informações. O bebê foi conduzido para o hospital da cidade, mas chegou sem vida.

A prisão em flagrante de Diogo Alexandre da Silva foi homologada e concedida liberdade provisória com estabelecimento de medidas cautelares. Testemunhas relataram que, durante a discussão entre o casal, o homem teria agredido fisicamente a mulher e uma das pancadas acabou atingindo o bebê identificado como Enzo Matheus.

De acordo com o depoimento dos pais, a criança teria sido vítima de uma bolada na cabeça. Eles relataram para a polícia a criança teria sido atingida por uma bola e informaram que levaram o menino para casa e depois, na madrugada, ele teve sangramentos.

Em entrevista à repórter Gislaine Azevedo, do Tá Na Hora RN, telejornal da TV Ponta Negra, familiares do casal relataram que eles viviam um relacionamento conturbado, com diversas idas e vindas, e que o bebê não era filho de Diogo. Enzo seria fruto de uma relação temporária que a mãe do bebê teve quando o casal estava separado.

Fonte: Ponta Negra News

Mulher é encontrada morta com golpes de faca dentro de casa na Grande Natal

Uma jovem de 23 anos, identificada como Márcia Anália Felizardo da Silva, foi encontrada morta em sua casa no bairro Santa Tereza, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, nesta quarta-feira (24), vítima de múltiplos golpes de faca. seu paradeiro, familiares decidiram entrar na casa através do telhado após tentativas frustradas de contato por telefone e na porta da residência. Dentro da casa, encontraram Márcia sem vida, de bruços e com evidentes sinais de ferimentos causados por faca.

A residência onde o caso fica na Rua Heitor de Góis e era o lar de Márcia e seu marido, que também está desaparecido, de acordo com informações dos familiares. O casal estava junto há uma década. No entanto, a Polícia Civil ainda não confirmou se o marido é considerado suspeito do crime.

Márcia trabalhava como vendedora em um shopping na Zona Leste de Natal, enquanto seu marido desempenhava a função de segurança em outro na Zona Sul.

Fonte: G1

Jovem é morto a tiros quando seguia de moto pela BR 405 sentido São Francisco do Oeste/RN

O apenado do regime semiaberto identificado apenas como Douglas que residia na cidade de São Francisco do oeste, foi executado a tiros na manhã desta quarta-feira(24) no trecho da BR 405 entre Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste, região do alto oeste norte-rio-grandense.

A Polícia ainda sem informações sobre a autoria do crime, Uma equipe do ITEP foi acionada para o local, para pericia e em seguida fez remoção do corpo para sede do órgão em Pau dos ferros e posteriormente liberado para sepultamento.

A Polícia civil investigará o crime.